Para Lula, que visitou no dia 5 de maio o Nordeste, “o que faz facilitar a liberação de recursos não é a emergência, mas o projeto.”
28.5.09
Lula planeja ajudar nordeste
Para Lula, que visitou no dia 5 de maio o Nordeste, “o que faz facilitar a liberação de recursos não é a emergência, mas o projeto.”
Cheias no Nordeste
Desde abril, famílias da região norte do Brasil ( e nordeste) tem sofrido um terror com as chuvas fortes causam uma elevação dos rios que chega até cinco metros além do normal, alagando casas, tudo que vê pela frente. Em Berabal, a cheia do rio Mearim atingiu 21.535 pessoas, deixando 4.295 desabrigados, 5.465 desalojados e ao menos 40% das casas estão debaixo d’água.
Várias famílias estão desesperadas por ter que deixar suas casas, muitas com móveis, e bens sabendo que tudo vai ser destruído. Já tem casa de família que já chegaram a mudar até cinco vezes de lugar para fugir das enchentes, além de um caso confirmado de uma mulher que deu à luz a um bebê em uma canoa devido às enchentes, a nova mamãe chama-se Ana Lúcia da Silva. Foi confirmado que o Maranhão é o estado mais afetado pelas cheias e com dados da defesa civil dos estados e Ministério da integração dados comprovam 35 mortes no nordeste desde abril, 199.758 desabrigados e desalojados na região, 178 municípios que decretaram situação de emergência, e 1 bilhão é o prejuízo estimado com as chuvas na região.
Flávia.
CIDADES DO NORDESTE DECRETAM ESTADO DE EMERGÊNCIA
A únicos estados que não estão em estado de emergência é Alagoas e Paraíba.
Foram confirmadas 34 mortes por causa da enchente. No dia 17 de maio foram confirmadas cinco mortes, três no Ceará, uma na Bahia e outra no Maranhão.
O exército enviou cerca de 710 homens para atuar em 17 municípios no maranhão, no Piauí, e no Ceará. Os militares atuam no resgate de vítimas, transporte de pessoas e móveis e na distribuição de donativos.
No Maranhão, estado com o maior número de cidades em estado de emergência ( 61 das 217) e com nove mortes, as tropas tentam recuperar duas rodovias.
Segundo o Comando Militar do Nordeste, há 437 militares trabalhando em seis cidades maranhenses, incluindo São Luís. Outros 123, em Teresina e Barras, no Piauí. As tropas devem permanecer no estado por pelo menos 30 dias.
AMARILDO.
Amazônia em desespero
Mateus.
Desabrigados pela enchente agora são vítimas de saque
As casas continuam submersas, mas os moradores de um bairro de Teresina (PI), uma das capitais nordestinas mais atingidas, já estão sofrendo outro pesadelo, os saques.
Pessoas obrigadas a abandonar suas casas se armam com pedaços de madeira e lanternas para fazer rondas noturnas.
Durante as rondas, um grupo de pessoas levam alimentos, cigarro e água potável para moradores que permanecem em suas casas.
A polícia afirmou que pediu reforço na segurança, nesse ano, por razão de roubos registrados no ano passado.
A Secretaria de Segurança do Estado disse, por meio da assessoria, que, até o momento, não tem registro de ocorrências.
Thaís Custódio
Previsão
O CPTEC (Centro de previsão de tempo e estudo climático) já tinha avisado que teria chuva acima do nível, desde fevereiro. O coordenador do grupo CPTEC, Gustavo Escobar, falou que os Órgãos de Defesa Civil deveriam dar mais valor para estas previsões meteorológicas feitas no Brasil. Isso mostra que o Sistema Nacional de Defesa Civil precisa dar mais atenção para este tipo de previsão.
Marcos Vinícius
Amazônia

05/05/09.
As Cheias da bacia Amazônica obrigaram a população de Barreirinha ( à 329 KM de Manaus) a abandonar suas casas e procurar abrigo em outra cidades.
A polícia militar teve que enviar reforços à Barreirinha para auxiliar os desabrigados e fazer a segurança dos moradores.
Algumas casas já foram saqueadas. Segundo os bombeiros, a enchente ajudou a elevar o total de mortes por afogamento.
Guilherme.
Gui_loirinho10@hotmail.com
26.5.09
Gripe Suína: OMS alerta para perigo de pandemia
A OMS ( Organização Mundial de Saúde) confirmou no dia 27 de abril, 73 casos de gripe suína em quatro países. No México foram confirmadas 26 casos, 40 nos estados Unidos, seis no Canadá e um na Espanha. Já no Brasil os casos também de suspeita já estão sendo investigados, junto com outros 12 países. Segundo a diretora geral da OMS, Margaret Chan, “a mudança para uma fase mais elevada do alerta indica que a possibilidade da epidemia aumentar é inevitável. Está sendo estudada a possibilidades de uma vacina contra a gripe suína pela OMS, mas segundo Keiji Fukuda ( diretor geral assistente da OMS) pode levar de quatro a seis meses.
Flávia
OMS alerta o perigo da Gripe Suína
Os sintomas são:
Febre alta e dor de cabeça;
Irritação nos olhos;
Tosse e irritação nas narinas;
Dor muscular e nas articulações; Pode ocorrer náusea, vômito e diarréia.
Existe uma grande possibilidade do virus chegar ao Brasil , mas os médicos não prevêem quando.
Não é sugerido viajar aos países atingidos, porque não há veto oficial, mas especialistas pedem para adiar a viagem.
Usar máscara é pouco eficaz e ainda não é recomendada no brasil, segundo especialistas.
Podemos nos prevenir lavando sempre as mãos e evitando locais com muita gente.
Para saber se está com e gripe suína, é preciso fazer exames específicos para detectar a mutação do vírus A/ H1N1.
Maria Luiza.
Primeiro caso de Gripe Suína na Colômbia
Mateus
Texas tem 2 mortes por gripe nos E.U.A.
O governo do Texas anunciou ontem a segunda morte nos E.U.A. causada pela Gripe Suína. A última vítima foi uma professora de 33 anos que morava no Texas na região do México. Nos Estados Unidos já chegou a 403 casos da gripe suína. A ministra das saúde disse que não é para ninguém se preocupar porque o caso não é gravíssimo.
Marcos Vinícius.
A Gripe Suína no Brasil
14.5.09
12.5.09
BULLYING
Respeitar as regras da escola;
Professor não devem ofender os alunos;
Os alunos não devem ofender a mãe dos outros;
Acabar com as brigas na sala de aula;
Não ofender os amigos;
Respeitar os professores,diretores e inspetores;
Não falar mal da família do próximo,ou de algum defeito dos amigos;
Respeitar as diferenças entras os colegas de sala;
Tratar os amigos com educação e respeito para sermos respeitados.
Alunos do 1ºB da escola Cleophânia.